Titan Pneus integra ERPs com o IBM Power Systems

Com aproximadamente mil colaboradores e prestadores de serviços utilizando sua rede, a Titan Pneus do Brasil – localizada em São Paulo e responsável em atender à Colômbia, Argentina, Chile, Peru e Bolívia –, tinha como desafio adquirir uma plataforma para rodar a consolidação de seus três ERPs: Avantis, Prism e JDE.

“Saímos de um link de 4Mb (da Goodyear) para 1Gb em rede local (da Titan). Não tínhamos osdados consolidados, em alguns módulos existiam duplicidade de informações, nossos usuários utilizavam planilhas para obter os resultados para os relatórios, levávamos muito tempo para conseguir todas as informações e também para fazer o fechamento mensal, devido o processamento dos três ERPs distintos”, detalha Marcello Maia, IT Manager da Titan.

O problema ocorreu porque, em 2011, a Titan adquiriu da Goodyear a operação de pneus agrícolas para toda a América Latina, incluindo as instalações de uma fábrica em São Paulo, que se juntou às demais unidades nos Estados Unidos – Ilinois, Virgínia, Ohio e Iowa.

Com essa nova realidade, os módulos de finanças, supply, manufatura e vendas encontravam-se em bancos de dados distintos e localizados na cidade de Akron (Goodyear USA), sendo que algumas rotinas eram executadas apenas de madrugada e as informações atualizadas e entre os bancos de dados somente no dia seguinte.

“Consolidando as informações em um único ERP e melhorando o hardware através da aquisição do servidor Power, hoje nosso fechamento na América Latina ocorre em quatro dias úteis”, diz Martin Martinez, IT Operations Coordinator da Titan.

Trafegando aproximadamente 8Mb/seg entre São Paulo e Lisle (nos EUA), o novo ambiente replica, em tempo real, os dados do Data Center com o site de Disaster Recovery da companhia.

“Essa é a tecnologia disponível mais avançada do mercado e a configuração mais flexível possível para garantir a melhor escalabilidade, tem excelente estrutura interna de arquivos e gerenciamento e total compatibilidade com o negócio Titan. Tudo com excelente custo/benefício, confiabilidade e estabilidade. Além de todos esses benefícios, futuros upgrades, se necessário, serão feitos sem precisar da substituição completa
do hardware”, afirma Maia.

A infraestrutura IBM Power Systems da Titan esta preparada para armazenar até 3Tb de informações, sendo que atualmente a ocupação é de aproximadamente 35%, rodando o Infor ERP LX, ACS Controle de Gestão de Projetos e Ativo Fixo e os Sistemas de Especificação de Compostos.

O armazenamento foi dimensionado para suportar o crescimento dos dados para os próximos cinco best instagram web viewer a oito anos. “Mesmo assim a solução DASD garante escalabilidade a baixo custo após este período, diz Martinez. Com o apoio da Distribuidora Avnet Technology Solutions, a elaboração e implementação do projeto foi realizado pela InterCompany, que trabalhou para entender a criticidade da aplicação.

“Como a implementação toda do ERP levou dez meses e a decisão de ter o servidor rodando no Brasil foi em outubro de 2013, teríamos apenas 60 dias para receber a máquina, configurar, instalar todos os componentes, migrar o ambiente de testes do ERP para o piloto produção no novo servidor, instalar as ferramentas de replicação com nosso site de Disaster Recovery em Lisle (Chicago, USA), instalar e definir as novas políticas de backup e entrar em produção no dia 01 de Janeiro de 2014”, diz Maia.

Para o executivo, a surpresa foi a agilidade e a competência técnica durante a implementação. “Realmente foi um desafio conseguir implementar toda a solução dentro de um prazo tão agressivo”.

A TITAN

A Titan Tire Corporation, uma subsidiária da Titan International Inc., é uma das maiores fabricantes de pneus fora de estrada da América do Norte e, desde 1º de abril de 2011, além de suas instalações nos Estados Unidos (Ilinois, Virginia, Ohio e Iowa), a Titan Pneus conta também com uma fábrica no Brasil, em São Paulo, o que facilita a expansão dos seus negócios na América Latina.

Nessa região, a Titan tem como foco principal o mercado agrícola e fora de estrada. Sua fábrica no Brasil conta free msp hack com a mais alta tecnologia, produzindo pneus de qualidade, resistência, desempenho e durabilidade. Sua linha de produtos inclui pneus agrícolas, fora de estrada, caminhão e camioneta convencional.

Deixe um comentário