Blockchain

Os negócios podem estar à beira de uma mudança fundamental e radical graças a uma nova tecnologia: o blockchain. O blockchain é uma tecnologia que permite, através de técnicas criptográficas, agilização de transações complexas.

De forma mais ampla, o blockchain apresenta-se como solução contra fraudes, serviço irregulares, uso duplo da bitcoin e, ainda, oferece possibilidade de um trabalho participativo, descentralizado e seguro.

Com esses registros que podem ser acessados pelos participantes, é evidente a transparência dentro da empresa e imutabilidade de informações, estabelecendo um sistema de governança muito mais seguro e estável.

Além dos processos participativos e confiáveis, o sistema oferece vantagens adicionais, como:

3Redução de Custos

torna-se muito mais fácil a expansão de atividades comerciais e o mapeamento de processos jurídicos e burocráticos, eliminando a necessidades de programas ou contratação de intermediários.

1Maior automação para serviços de gestão

tanto a parte administrativa quanto processos específicos como gestão de risco são automatizados pela cadeia de blocos, apresentando menos falhas e direcionamento de custos

4Auxílio em processos legais

a forma cooperativa do sistema permite elucidações quanto a processos impositivos, desafios legais e jurisdições, desenvolvendo maior confiança e agilidade para os usuários.

2Versatilidade

a cadeia de blocos está cada vez mais adaptada, sendo testada em mercados variados que exigem a rastreabilidade.


Esses pontos são algumas das vantagens que o blockchain oferece para o meio empresarial, já sendo uma aposta global tanto para setores comerciais quanto de transporte, tecnologia e entretenimento.

Orientações de negócios e evolução

Em um passado não tão distante, as empresas tiveram que executar sistemas internos de negócios e infraestrutura de TI para a Internet e aproveitar o potencial colaborativo de sistemas interligados e acessíveis. A tecnologia blockchain leva isso para o próximo nível com a verdadeira interação digital facilitada por redes de negócios confiáveis. Em contraste com a era da Internet, na qual as empresas bem-sucedidas adotaram e se adaptaram aos desafios tecnológicos, na era blockchain, o motor da proliferação é o negócio, e não a tecnologia.